A Brigada Militar e a Polícia Civil deflagraram, nessa sexta-feira (08), no Litoral Norte do Estado, a Operação Câmara Fria, que apreendeu 3.826,54 kg de carne.
Com a participação também da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Vigilância Sanitária, Polícia Rodoviária Federal e outros organismos de fiscalização, a ação foi realizada em 21 municípios.
O objetivo foi fiscalizar produtos em trânsito, propriedades rurais e locais de possível abate clandestino e comércios de gêneros de origem animal, além de reprimir o crime de abigeato. No encerramento das atividades foram contabilizados os seguintes resultados:
- 127 (cento e vinte e sete) locais fiscalizados;
- Apreensão de 3.826,54 kg de carne, sendo: 3.335,68 kg de carne bovina; 22 kg carne ovina; 89,46 kg de carne suína; 23,3 kg de frango; 356,1 kg de outros produtos.
- Dois infratores presos, por crime afiançável, contra a ordem tributária, econômica e as relações de consumo;
- Lavrados 11 (onze) procedimentos policiais (Inquérito Policial e Termo circunstanciado);
- 12 (doze) procedimentos administrativos, dentre os quais fechamento cautelar, advertências e orientações técnicas aos proprietários e/ou responsáveis pelos estabelecimentos inspecionados;
- 25 (vinte e cinco) autuações sanitárias.
Os materiais apreendidos ficaram sob a responsabilidade de fiel depositário, mediante lavratura do devido termo de compromisso; inutilização/destruição e incineração. A coordenação da operação destaca que a ação realizada é apenas a primeira de uma série de medidas e operações que serão implementadas para retirar os infratores de circulação e evitar problemas de saúde pública que possam advir do uso de produtos inadequados para o consumo humano.